top of page

Modalidades de Intercâmbio

SCOPE

Standing Comittee on Professional Exchange (SCOPE) – inclui os estágios internacionais práticos, clínicos, incluindo rodízios ambulatoriais ou hospitalares relacionados a áreas específicas da medicina.

Também pode incluir estágios pré-clínicos em áreas do conhecimento mais básicas, relacionadas a biologia e química, por exemplo.

Tem duração de 4 semanas, incluindo direito à acomodação e uma refeição diária durante o estágio, embora não inclua transporte do alojamento/host family para o local do estágio.

Para participar dessa modalidade é necessário ter passado por semiologia ou componente curricular equivalente, a não ser que o estudante
queira concorrer a uma das vagas pré-clínicas.

 

SCORE

Standing Comittee on Research Exchange (SCORE) – inclui estágios internacionais de pesquisa, tanto laboratoriais básicos, quanto trabalhos de pesquisa clínica com ou sem suporte laboratorial.

Tem duração de 4 ou 8 semanas, dependendo da disponibilidade do projeto de pesquisa e também inclui acomodação e uma refeição diária durante o
estágio.

O tema das pesquisas pode ser qualquer um que esteja vinculado à saúde humana e não necessariamente é conduzido por médicos ou professores de medicina.

 

GAP

Global Action Project (GAP) – é uma subdivisão do SCORE. Também se apresenta com duração entre 4 e 8 semanas, mas o projeto está necessariamente relacionado a alguma doença negligenciada no país. Além disso, a última semana de intercâmbio envolve uma ação prática com a comunidade.

SCOPH X-CHANGE

Standing Comittee on Public Health (SCOPH) – objetiva reunir alunos de todo o mundo com interesse em explorar, aprender e compartilhar ideias sobre saúde pública, em nível local e também globalmente. Os intercâmbios se dão em ONGs focadas em saúde pública, institutos médicos, estruturas de atenção primária e outros.

SCORA X-CHANGE

Standing Committee on Sexual and Reproductive Health including HIV/AIDS  (SCORA) – programa de intercâmbio focado na saúde e direitos sexuais e reprodutivos, incluindo HIV/AIDS, questões sobre sexualidade, gênero, identidade e outras questões correlatas.

O objetivo desse programa é prover aos participantes informações sobre o contexto social e de saúde do país anfitrião nas questões mencionadas acima, encorajando uma colaboração intercultural.

Sua duração varia entre 3 e 4 semanas.

EN

Estágios Nacionais (EN modalidade de intercâmbio nacional, na qual estudantes vivenciam pesquisa ou prática clínica nos mais diversos hospitais e escolas de medicina do país.

Tem duração de 4 semanas e inclui acomodação e uma refeição diária durante o estágio.

ENMFC*

Estágios Nacionais em Medicina de Família e de Comunidade (ENMFC– fruto de uma parceria entre a DENEM e a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) e a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina da Família e Comunidade (ALASF).

Tem duração de 2 a 4 semanas e também inclui acomodação e uma refeição diária para
o estudante.

*Atualmente suspenso

NBC*

Núcleo Brasil-Cuba (NBC– projeto que oferece a oportunidade de vivência do sistema de saúde e da educação médica cubana.

Tem duração de 3 semanas, porém não inclui alimentação ou hospedagem.

É oriunda de uma parceria entre a DENEM e a Federación Estudantil Universitária (FEU).

*Atualmente suspenso

NBChi

Núcleo Brasil-China (NBChi– é um intercâmbio em medicina tradicional chinesa, a partir de uma parceria entre a DENEM e a Universidade de Medicina Tradicional de Shanghai.

 

Tipos de editais

Edital de Pontos 

É o edital do início dos ciclos de intercâmbio. São lançados no final de cada ano, disponibilizando as vagas para o ciclo seguinte. Consiste em uma seleção baseada em uma pontuação dada sobre as atividades extracurriculares de cada estudante. Vale participação em congressos, ligas acadêmicas, projetos de pesquisa, projetos de extensão, mas principalmente a participação no Movimento Estudantil e em outros movimentos sociais específicos.
Além da pontuação individual, cada CLEV tem uma pontuação coletiva referente ao trabalho da CLEV e do CA/DA no movimento estudantil e nos intercâmbios.

Para participar desse edital o estudante deve obrigatoriamente participar de uma oficina de capacitação feita pela CLEV da sua faculdade.

Edital de Sorteio

É um edital para ocupar as vagas que sobraram do edital de pontos, ou seja, que foram disponibilizadas depois do lançamento do edital de pontos, ou são oriundas de desistências, etc. Diferente do edital de pontos, esses editais são feitos por sorteio das vagas, não dependendo da quantidade de pontos que o estudante tem.

© 2019 por CLEV EBMSP

bottom of page